Sábado, 27 de Junho de 2020 12:07

Ilhabela volta a montar barreiras

Isso se deve ao fato de que a Justiça derrubou as restrições que a prefeitura do arquipélago impunha no acesso às balsas

Prefeitura de Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela voltou a instalar barreiras sanitárias no acesso e na saída das balsas que ligam o continente ao arquipélago. 

A decisão foi tomada depois que a Justiça liberou o acesso ao sistema de balsas, na última terça-feira, 23. A partir de então, a entrada de pessoas na ilha, inclusive turistas, mais do que dobrou, segundo a operadora do sistema de balsas. 

A restrição imposta à balsa durante três meses, segundo a prefeitura, tinha o objetivo de evitar o avanço do coronavírus na cidade.

No entanto, o juiz Vitor Hugo Aquino de Oliveira deu liminar em pedido formulado por grupo de moradores, alegando que a própria prefeitura havia retomado as atividades econômicas, liberando inclusive o acesso às praias, embora com restrições. O magistrado entendeu que a liberdade de ir e vir deveria prevalecer para todos os cidadãos.

A partir desta sexta-feira, 26, quem pretende adentrar a balsa tem que ser submetido a um bloqueio que acontece ainda em São Sebastião, no setor de embarque. Nessa barreira, as pessoas têm que preencher um questionário informando sobre o destino e tempo de permanência. A temperatura corporal dos visitantes é tomada e eles recebem material informativo sobre as regras em vigor na cidade, como a proibição de aglomeração em praias e o uso obrigatório de máscara. Conforme a prefeitura, a abordagem inclui prestadores de serviços e munícipes em retorno à cidade.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento