Terça, 12 de Janeiro de 2021 11:51

Anvisa de São Sebastião é desativada

Segundo o governo federal, o fechamento da sede no porto de São Sebastião, se deve à mudança na estrutura da agência

Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) põe fim a uma polêmica que já dura pelo menos seis anos: o fechamento da sede da agência que funciona no porto de São Sebastião.

Em meados do mês passado, a Anvisa promoveu alterações em sua  estrutura, entre elas, a transformação de alguns postos em pontos de atuação, como em São Sebastião. 

Segundo a Anvisa, a partir de agora haverá outro tipo de atuação que será desenvolvida por equipes multidisciplinares e volantes, potencializando a força de trabalho e garantindo redução de custos.

A agência justifica que a reformulação também leva em conta as tecnologias e ferramentas disponíveis, as quais permitem o registro e disponibilização de informações em tempo real, reduzindo a necessidade de gastos com infraestrutura física, e permitindo a mobilidade das equipes e servidores. 

A desativação do posto da Anvisa no Porto de São Sebastião é cogitada há 6 anos, quando o Ministério Público Federal em Caraguatatuba instaurou um procedimento preparatório de inquérito para averiguar o possível fechamento do posto. Na época, segundo o sindicato da categoria, a coordenadoria da Anvisa estava desativando o posto gradualmente, com transferência de servidores e interrupção dos serviços.

Na ocasião, os sindicalistas ressaltaram a importância da existência física do posto da Anvisa e sua continuidade, pois cabe à agência a fiscalização sanitária de todo o parque portuário.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento