Sábado, 11 de Janeiro de 2020 10:00

“Não dê esmolas; dê dignidade”

Prefeitura de Ilhabela intensifica campanha

Fotos: Thalita Rocha/ Oceânica

A Prefeitura de Ilhabela realizou em 2019 inúmeros atendimentos a pessoas em situação de rua com a campanha “Não dê esmolas, dê dignidade”, com o intuito de conscientizar a população para o combate a mendicância e a valorização da dignidade humana.

Durante esta alta temporada, a Administração intensifica a iniciativa visando orientar os moradores e instituições  para que não deem dinheiro ou comida, mas que acionem os profissionais da Serviço de Abordagem Social e Casa de Passagem pelos telefones: (todos área 12) 3896-5492 / 99643-9432 / 99685-4106.

De acordo com o diagnóstico da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, muitas pessoas chegam à cidade em busca de emprego e de melhores condições de vida, porém não conseguem e acabam nas ruas, vítimas de dependência química, problemas emocionais e outros.

A melhor forma de ajudar, é acionando as equipes responsáveis. Os profissionais realizam as abordagens e na maioria das vezes conduzem essas pessoas a Casa de Passagem. No local há escuta, banho, refeições, roupas, acolhimento provisório e auxílio, para que retornem às suas cidades. Documentos pessoais também providenciados ou renovados. 

Os acolhidos moradores de Ilhabela, são encaminhados às suas famílias, com direito a tratamento de saúde no CAPS AD.

Em caso de situações de violência, a Prefeitura orienta acionar a Polícia Militar.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento